menu lateral

Wokshop ARTE, CIÊNCIA, FILOSOFIA

Colóquio e treinamento sobre o uso de novos materiais de restauração
29 de março de 2023, das 9h30 às 17h30

Evento com transmissão online no canal do MAC no Youtube.

Para participação presencial, inscreva-se até 26/3 por meio do link:

https://doity.com.br/coloquio-e-treinamento-arte-ciencia-filosofia-sobre-o-uso- de-novos-materiais-de-restauracao

O desenvolvimento e a aplicação de novos materiais de restauração implicam em questões múltiplas e em constante progresso. Os novos materiais utilizados devem atender aos critérios de compatibilidade, reversibilidade e estabilidade. Como os diferentes atores de um projeto de conservação-restauração incorporam estes princípios? Até que ponto tais atores harmonizam os requisitos científicos, deontológicos, técnicos e estéticos?

Diante da chegada de novos materiais, que papel cada um dos atores deve desempenhar na escolha e implementação dos materiais utilizados em um tratamento? Além disso, a conservação e restauração devem ser capazes de enfrentar o desafio ecológico de utilizar materiais mais ambientalmente amigáveis e menos tóxicos para os usuários. Como os conservadores-restauradores integram este parâmetro em seu processo de tomada de decisão?

O encontro organizado pelo projeto europeu GREENART e o MAC USP se propõe a explorar os materiais desenvolvidos nos últimos 12 anos e questionar as razões que levam à escolha e aplicação desses materiais em processos de conservação e restauração do patrimônio cultural. O workshop apresenta dois momentos essenciais:

- Palestras e apresentações sobre os aspectos teóricos dos nanomateriais
- Oficina prática e demonstrações acerca das metodologias de aplicação de alguns sistemas

PROGRAMA

09:30 – 11:00 Palestras e apresentações
09:30 – 09:50 Piero Baglioni: Apresentação do projeto GREENART financiado pela União Europeia
09:50 – 10:20 Antonio Mirabile: Pesquisa, inovação e desenvolvimento de novos materiais para a conservação do patrimônio cultural em projetos financiados pela União Europeia
10:20 – 10:40 Camilla Camargos: Nanocompósitos baseados em nanocelulose aplicados à reintegração estrutural de perdas em papel
10:40 – 11:00 Henri Stephan Schrekker: Líquidos iônicos biocidas aplicados ao desenvolvimento de materiais inovadores para a conservação do patrimônio cultural
11:00 – 11:15 Intervalo
11:15 – 12:45 Palestras e apresentações
11:15 – 11:45 Camila Rezende: Nanocelulose e nanolignina em revestimentos protetivos para bens culturais baseados em celulose
11:45 – 12:15 Piero Baglioni: Géis, microemulsões e nanopartículas, aspectos teóricos e aplicados
12:15 – 12:45 Antonio Mirabile (moderador): Perguntas&Respostas e debate aberto
12:45 – 14:00 Almoço
14:00-17:30 Workshop
Camilla Camargos, Camila Rezende, Piero Baglioni and Antonio Mirabile: Materiais inovadores para a limpeza, consolidação e proteção de obras de arte: introdução e demonstração prática sobre a preparação, uso, reutilização, reciclagem e manuseio de novos materiais

PALESTRANTES

Antônio Mirabile

Antônio Mirabile iniciou sua carreira em 1988, é conservador de papel e consultor em conservação preventiva. Estudou conservação em Florença e em Paris, onde atualmente mora.

Na França, ele é credenciado pelo Ministério da Cultura francês para conservar e restaurar o patrimônio cultural pertencente aos Musées de France. Trabalha regularmente para coleções públicas e privadas, principalmente aquelas que consistem em arte moderna e contemporânea sobre papel e desenhos de arquitetura. Como especialista da UNESCO, trabalhou em vários projetos de conservação de papel no Iêmen, Egito, Mongólia, RPDC, Uzbequistão e Mauritânia. Hoje ele divide suas atividades profissionais entre tarefas de conservação preventiva, tratamentos de conservação de papel e pesquisa científica, em particular como parceiro do projeto financiado pela EU NANORESTART, APACHE e GREENART, ele está envolvido no desenvolvimento de métodos inovadores para melhorar os tratamentos de conservação e na organização de as atividades de divulgação.

Paralelamente, ensina, através de formações curtas e master classes, conservação de papel e conservação preventiva em várias Universidades. É autor e coautor de cerca de 80 artigos e escreveu dois manuais publicados pela UNESCO. Ele é um membro ativo do INCCA e do ICOM.

Camilla Henriques Maia de Camargos

Camilla é doutora em Ciências (Química) pela Universidade Estadual de Campinas (2021), com estágio de doutorado sanduíche realizado no CSGI e Departamento de Química da Universidade de Florença, Itália (2020). É Mestre em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016) e Bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela mesma universidade (2013). Atualmente é professora substituta na Universidade Federal de Pelotas, onde ministra aulas de Conservação, Química e Análise de Materiais para discentes da graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. Camilla também realiza tratamentos de conservação-restauração de substratos celulósicos e dedica-se, desde 2012, à obtenção e investigação de novas estratégias de restauração baseadas em nanomateriais verdes (nanocelulose e nanolignina), visando ao desenvolvimento de estratégias de conservação/restauração.

Camila Alves de Rezende

Camila Rezende é Bacharel (2002), Licenciada (2003), Mestre em Química (2004) e doutora em Ciências (2007) na área de Físico-Química pela Unicamp. Realizou estágio de doutorado (2006) e pós-doutorado (2007-2008) no laboratório Léon Brillouin na França; pós-doutorado no Instituto de Química da Unicamp e no Instituto de Física de São Carlos (USP) e trabalhou como pesquisadora convidada no Centre for Novel Agricultural Products (CNAP) na Universidade de York (2017). Desde 2012, é professora no Departamento de Físico-Química no Instituto de Química da Unicamp, onde coordena o Laboratório de Química e Morfologia da Biomassa (LaQuiMobio), focado no estudo de processos para a conversão de biomassas vegetais em materiais. Atualmente tem trabalhado com métodos de extração de celulose e lignina de biomassas vegetais e com suas aplicações em nanocompósitos poliméricos, filmes de recobrimento, aerogéis, espumas sólidas, hidrogéis e cosméticos.

Henri Stephan Schrekker

Professor Titular do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o atual Diretor do Museu do Instituto de Química da UFRGS. Graduado e Mestre em Química Industrial pela Universiteit van Amsterdam - Países Baixos (1999) e Doutor em Química Industrial pela Vrije Universiteit Amsterdam - Países Baixos/Leibniz-Institut für Pflanzenbiochemie - Alemanha (2004). Realizou Doutorado-sanduíche na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2002), Pós-doutorado na University of North Carolina at Chapel Hill - EUA (2005) e Pesquisador Visitante na UFRGS (2006). Em 2019, participou da Especialização em Gestão de Pessoas, Carreiras, Lideranças e Coaching, na Pontifícia Universidade Católica do RS. Atuou como Vice-Diretor do Instituto de Química da UFRGS na gestão de 2015-2019. É o Professor Coordenador Responsável do Laboratório de Processos Tecnológicos e Catálise (TECNOCAT) e do Laboratório Grupo Multidisciplinar em Química Médica e Microbiológica (MUMIC) do Instituto de Química da UFRGS. Atua nas áreas de pesquisa de Conservação do Patrimônio Cultural; de Líquidos Iônicos; de (Bio)materiais; e de Atividade Biológica. Recebeu o Prêmio intitulado DuPont Young Professor Award, da Indústria DuPont - EUA (2007). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Participou dos projetos NANORESTART (Nanomateriais para Restauração de Obras de Arte; 2015- 2018) e APACHE (Materiais de Embalagem Ativos e Inteligentes e Expositores como uma Ferramenta para a Conservação Preventiva do Patrimônio Cultural; 2020-2022), fomentados pela União Europeia. Atualmente, participa do projeto GREENART (Iniciativa Verde em Restauração de Arte; 2023), fomentado também pela União Europeia.



MAC no Facebook    

Crédito | Conteúdo