menu lateral

Expedição Amazônia: Buscando entender a maior biodiversidade do Planeta

Encontro com Lúcia G. Lohmann e Gabriela Albergaria
25 JUN 22 | sábado | 11 horas - Auditório (1º andar)

No dia 25 de junho, sábado, acontece o encontro Expedição Amazônia: Buscando entender a maior biodiversidade do Planeta, com Lúcia G. Lohmann e Gabriela Albergaria, e mediação de Marta Bogéa.

A artista Gabriela Albergaria inaugura exposição individual no MAC a partir de 2 de julho.

Lúcia G. Lohmann

Bióloga, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1995), com mestrado e doutorado pela University of Missouri-St. Louis (1998 e 2003) e pós-doutorado pelo CCSD (Center for Conservation and Sustainable Development) do Missouri Botanical Garden (2004).

É Professora do Departamento de Botânica da Universidade de São Paulo (USP, desde 2004); Diretora Executiva da Association for Tropical Biology & Conservation (ATBC, desde 2019); pesquisadora associada do Missouri Botanical Garden (MOBOT, desde 2004) e do New York Botanical Garden (NYBG, desde 2008). Membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP, desde 2020); membro correspondente da Botanical Society of America (BSA, desde 2020); e, membro honorário da Academia Americana de Artes e Ciências (AAA&S, desde 2021).

Entre 2014-2018 coordenou com o ornitólogo norte-americano Joel Cracraft do American Museum of Natural History (AMNH) o projeto financiado pela FAPESP-NSF-NASA “Estruturação e evolução da biota Amazônica e seu Ambiente: Uma abordagem integrativa” que visou integrar dados de biologia e geologia para entender a origem da diversidade biológica neste bioma, a maior biodiversidade do Planeta.

Saiba mais: revistapesquisa.fapesp.br/para-entender-a-origem-da-floresta

Gabriela Albergaria

Artista plástica, licenciou-se em pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Vive e trabalha em Nova Iorque, EUA, desde 2011. O trabalho da Albergaria envolve um território: a Natureza. Uma natureza manipulada, plantada, transportada, hierarquizada, catalogada, estudada, sentida e relembrada através da exploração contínua de jardins em fotografia, desenho e escultura. O artista vê os jardins como sistemas representacionais e mecanismos descritivos que sintetizam um conjunto de crenças ficcionais que são empregadas para representar o mundo natural.

As imagens de jardins e espécies vegetais empregadas pelo artista são utilizadas como dispositivos para revelar processos de mudança cultural por meio dos quais são produzidas visões da natureza. Mediados por sistemas de representação, eles geram diferentes versões do que vemos como paisagem – um sistema complexo de estruturas materiais e hierarquias visuais, construções culturais que definem o enquadramento de nosso campo visual.

A convite de Lúcia G. Lohmann integrou a “Expedição Amazônia” que visou coletar dados para entender a origem da diversidade biológica deste bioma. A maioria das obras que estarão em exposição a partir do próximo sábado – dia 02 de julho –resultam dessa viagem.

Saiba mais: www.gabrielaalbergaria.com

MAC no Facebook