menu lateral

Feitiço do Fio: Oficina de Trançado Tupinambá

4 DEZ 2023, segunda-feira, das 10 às 13h
Professora convidada: Glicéria Tupinambá

Realizada no âmbito do projeto Manto em Movimento, uma parceria entre a Casa do Povo e o MAC USP, a oficina visa apresentar e discutir a cultura ancestral do trançado Tupinambá. A pesquisa de Glicéria Tupinambá acerca dos mantos Tupinambá promove a reconexão com os saberes e técnicas do seu povo. Da coleta ao preparo das fibras de algodão com a cera de abelha, a pesquisa também desenvolveu uma aproximação com as variedades técnicas de trançado. Entre elas está o ponto do jereré, uma técnica que permite a confecção de tecidos resistentes e aptos a configurar armadilhas, como o jereré, aparelho de pesca cuja rede afunilada é de malha trançada e se prende a um aro. Este mesmo ponto é utilizado na confecção dos mantos Tupinambá, constituindo a base de uma malha trançada onde são aplicadas as diferentes plumagens que formam o manto.

Nesta oficina, Glicéria Tupinambá vai apresentar a história e feitura dessa técnica, discutindo a sua importância para a preservação e reativação cultural de seu povo.

Professora convidada: Glicéria Tupinambá

Datas: 04/12/2023 (segunda-feira), das 10h às 13h

Carga horária: 03 horas (As pessoas participantes receberão uma declaração do MAC USP, a qual será encaminhada por e-mail).

Local: Museu de Arte Contemporânea da USP - Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 - Parque Ibirapuera, São Paulo, SP, 5º andar - Espaço Educação e Arte.

Público Alvo: Estudantes e pessoas interessadas em conhecer um pouco da técnica do ponto do jereré e com ela o processo de retomada territorial, cultural e cosmológico empreendido por Glicéria Tupinambá e a comunidade da Aldeia Tupinambá da Serra do Padeiro.

Vagas oferecidas: 12

Inscrições: até 27/11
Para se inscrever, envie um e-mail para acadmac@usp.br, com as seguintes informações:

1. Carta de intenção (Descreva brevemente seu interesse em participar dessa oficina);
  2. Cópia do RG (frente e verso);
  3. Número de telefone;
  4. E-mail;
  5. É estudante indígena da comunidade USP? (Sim ou Não);
  6. Qual Unidade/Faculdade/Instituto?;
  7. É estudante indígena de outra Unidade de Ensino no Estado de São Paulo? (Sim ou Não) e Qual?

A seleção será realizada em 28/11/2023. As pessoas selecionadas receberão e-mail.

Materiais necessários que as pessoas participantes deverão trazer: fio de algodão (barbante de algodão ou fio de malha).

Reiterando o compromisso da Universidade de São Paulo com a diversidade, inclusão e pertencimento, convidamos pessoas indígenas, negras, mulheres, pessoas com deficiência, pessoas neurodivergentes e pessoas LGBTQIAPN+ a se inscreverem na atividade.

MAC no Facebook

Crédito | Conteúdo