
Tarsila do Amaral, Estrada de Ferro Central do Brasil, 1924
Localize "os signos da modernidade" criados por Tarsila em sua composição: postes de luz elétrica, vagões de locomotivas, sinalizações de ferrovias, pontes e torres de ferro. Para brincar com estes signos, procure-os na composição e clique neles. Observe como os espaços vazios que surgem são constituídos por linhas retas e formas geométricas.
As casas, telhados, janelas e portas também são representados por formas geométricas, composição esta resultante das lições que Tarsila tivera em Paris, estudando e convivendo com professores e artistas representantes do Cubismo. E a vegetação, que formas possuem e como a artista trabalha a cor nesses elementos ?

Praça da Sé, em 1916

Praça da Sé, em 1920
Agora observe nas fotos da cidade de São Paulo os elementos que constituem a modernidade: postes de luz elétrica, bondes, trilhos, ruas de paralelepípedos, muitas pessoas, etc. Observe novamente a obra Estrada de Ferro Central do Brasil e perceba "a cidade industrial" apontada na composição de Tarsila, mas ainda de uma maneira silenciosa e estática.
Curiosidade:
As ferrovias são importantíssimas para a industrialização do país nesse momento da história. Você sabia que o Brasil hoje, praticamente, não tem mais transporte ferroviário, apesar da dimensão do país, e que 95% do nosso transporte são por rodovias?
Leia uma análise da obra Estrada de Ferro Central do Brasil, de Tarsila do Amaral
Professor, reúna seus alunos e apresente a rede ferroviária - marco do início da industrialização - como um tema para exemplificar as linguagens expressivas dos ideais do movimento e suas estratégias de estruturação: