André Masson

Nasceu em 1896, em Balagny, na França. Aos doze anos mudou-se com a família para Bruxelas, onde iniciou seus estudos na Academia de Belas Artes. Em 1912 foi para Paris, dois anos depois ganhou bolsa para estudar a técnica de afresco na Toscana, Itália. Inicialmente, sua obra foi influenciada pelo Cubismo e por Juan Gris.

Lutou na Primeira Guerra Mundial. Foi gravemente ferido, tendo ficado internado por um longo tempo.

Em 1923, pintou o quadro Quatro Elementos, que o aproximou de André Breton. No ano seguinte, com a publicação do manifesto, integrou-se ao grupo dos surrealistas.

Em 1933, viajou para a Inglaterra. Entre 1934 e 1936, morou na Espanha. Nessa época, seus temas remetem-se às metamorfoses e ao erotismo. Fez, também, experimentos com areia e desenhos automáticos. Interessou-se pela filosofia oriental.

Entre 1941 e 1945, durante a Segunda Guerra, viveu nos Estados Unidos. A presença de surrealistas, em Nova York e o contato com o automatismo e o expressionismo abstrato de Pollock foram importantes para seu trabalho. De volta à França, instalou-se em Aix-en-Provence, entre 1947 e 1956, período em que se dedicou a pintar paisagens.

Morreu em 1987, em Paris.