JOAN MIRÓ



Personagem Atirando uma Pedra num Pássaro, 1926
Guache s/ papelão,
56,5 x 72,2 cm

Em Personagem Atirando uma Pedra num Pássaro, Miró divide o campo da pintura: um azul intenso, o céu, e um amarelo sobre fundo negro, a areia da praia e o mar escuro. O tema principal subdivide-se em dois desenhos, nomeados como personagem e pássaro. Ligados por uma linha côncava e interrompida, a ação dessas figuras vai sublinhar-se: a forma clara, a pedra, situada a meio caminho entre os seres redesenhados, recebe ênfase da forma negra, no canto esquerdo, e movimenta todo plano compositivo. Em torno dela, a profundidade da paisagem se deflagra: no amarelo intenso repousa a personagem, em primeiro plano; nele ainda, porém em suspensão, estão a lua, a pedra e o pássaro. Como um pano de fundo, as superfícies negra e azul estendem os segundo e terceiro planos.

Os símbolos criados para compor essa obra introduzem um distanciamento entre as linguagens verbal e visual. É preciso buscar o título da composição para relacioná-la ao mundo real.