ANTONIO GOMIDE
BIOGRAFIA



Pierrô e Colombina,
1922
Aquarela s/ papel,
42,0 x 25,0 cm

Esta aquarela ainda congrega elementos da arte decorativa, como certas simplificações e geometrizações de formas. Há algumas heranças de simbologias indígenas, vistas nos trabalhos de estamparia. Entretanto, o tema conduz o artista a desdobrar o espaço compositivo numa multiplicidade de planos e organizá-los num sistema de movimentações. Gomide constrói uma nova ordem em sua linguagem artística: como os cubistas, o artista traz o plano posterior para frente e planifica o espaço. Entretanto, as formas figurativas (Pierrô, Colombina) e os instrumentos musicais são ordenados através de sobreposições.

A ligação entre os elementos que compõem o tema trazem-no para o primeiro plano e, desse modo, há novamente um recuo das formas mais abstratas para o plano anterior. Essa organização de profundidade é reforçada por constrastes entre brancos, amarelos, ocres, laranjas e negros, bem como por certos sombreamentos nas tonalidades.