VICTOR BRECHERET
BIOGRAFIA



Três Graças,
início déc. 1930
Terracota,
106,0 x 42,0 x 50,0 cm

O sistema de ligações entre os elementos formais, nesta escultura de Brecheret, permite-nos descrevê-la através, primeiramente, de um eixo central, da onde se desprendem formas, já volumosas: apoiadas sobre uma base redonda, duas figuras abrem-se no espaço, enquanto uma centraliza-se. Essas figuras femininas, uma indiática, uma negra e outra européia relacionam-se numa dança de movimentações espiraladas. Algumas linhas dão ênfase às formas dos troncos e membros ou à própria temática. Outras linhas definem arestas, no encontro de superfícies mais planificadas e outras são tensões da matéria terracota. O tratamento desse material transforma a luz projetada, de ocre, em Santa Ceia, numa luminosidade rósea. O ritmo que desenhou a dança das cabeças em Santa Ceia, apresenta-se aqui como um espiralamento de volumes, direções de linhas e arestas, tensões "matéricas" e do entrelaçamento das figuras femininas. Esse ritmo recebe uma ênfase: a figura negra flexiona as pernas, fazendo as linhas indicarem certas diagonais antes não vistas. A temática dessa escultura refere-se à procura da identidade nacional, projeto abraçado pelos modernistas e encontrado nas idéias antropofágicas e de miscigenação de etnias.