7 GRAVURAS

BIOGRAFIA

A partir de 1970, Soulages preocupa-se com outras técnicas. Nas gravuras em água-forte, o artista deixa o ácido recortar e romper livremente o suporte de cobre. Há somente uma passagem pela prensa. Esta técnica envolve um conceito pictórico, ou seja, o artista transforma o papel através do gesto, da matéria, das cores, instrumentais e técnicas.

Essas gravuras tornam visíveis certas interrogações de Soulages quando, a partir delas, o artista origina uma série de bronzes (entre 1975 e 1977), chamados pinturas e não esculturas.
"Nessas placas, as luzes móveis e cambiantes agarram-se às partes polidas, formam fragmentos conjungados com as sombras fixas das partes gravadas". (11)
As sete gravuras decompõem o óleo Composição, de 1959. As três primeiras, em movimentos rápidos e precisos exaltam a luminosidade ocre. As duas gravuras seguintes retomam elementos da pintura de Soulages, com o tratamento mais "matérico" dado à técnica. As formas adquirem uma densidade maior e o "preto-luz" reapresenta-se contrastando-se com os ocres.

A seguir, a introdução do azul e dos espaços vazios do suporte penetrando no negro, fazem a passagem para uma litografia de 1975 que retoma e projeta as correlações desse sistema pictórico, quase circular, de Soulages.