PERCURSOS VISUAIS NO ACERVO DO MAC-USP


Pesquisa feita na Divisão Técnico-Científica de Educação e Arte do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo deu origem aos "Percursos Visuais". Seu objetivo foi desenvolver materiais visuais de apoio aos professores dos ensinos fundamental e médio, abarcando uma proposta para a compreensão estético-visual de 65 obras de arte do museu.

As visitas orientadas, oferecidas aos freqüentadores do MAC, durante quatro anos, geraram a reflexão que nos conduziu aos resultados da pesquisa. Os parâmetros teóricos desta reflexão encontram-se em aspectos da Fenomenologia da Percepção, desenvolvida pelo pensador francês Maurice Merleau-Ponty sobre compreensão estético-visual.

Percursos Visuais no Acervo do MAC USP pretendem tornar visíveis determinadas movimentações do conhecimento que dependem da dimensão perceptiva . O conceito de percepção é visto aqui como uma compreensão de sentidos visuais na dialética ser-mundo :

"O fenômeno da vida aparece no momento em que a extensão de um corpo se volta sobre si mesma, pela disposição de seus movimentos e pela alusão que cada um faz a todos os outros e começa a expressar alguma coisa, a manifestar um interior sendo exteriorizado." (1)

Merleau-Ponty afirma que essas compreensões têm como eixo fundamental os conceitos de correlação , intencionalidade e cógito fenomenológico . Na citação acima, por exemplo, podemos dizer que um gesto distingue-se de uma soma de movimentos e esse novo sentido dá-se num desvelamento, ou seja, na possibilidade de nos estendermos ao mundo, aos seus objetos e aos outros seres. Esta intencionalidade nos dispõe para recolher certas tensões, certos indícios significativos que organizam o conhecimento perceptivo. A decodificação dessas correlações (tensões, indícios) nos movimentos do corpo torna-se, então, a expressão do gesto .

Esse cogitar fenomenológico evoca experiências cujos sentidos estruturam nossas percepções e, conseqüentemente, fundamentam nosso conhecimento estético.

Em seus textos, Merleau-Ponty nos aproxima dos conceitos da Fenomenologia da Percepção (2) através desse cogitar.

A pesquisa que deu origem a "Percursos Visuais" objetivou se apropriar de certas movimentações do cogitar fenomenológico, situando o fenômeno estético (3). Para tal, criamos um conjunto de movimentações visuais (4) que, aplicadas aos "Percursos Visuais",  propõem um mundo para essa compreensão.

Além dessas questões, a pesquisa buscou responder colocações feitas por professores e alunos em visitação ao Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, durante os anos de 1993, 1994, 1995 e 1996.

Carmen Aranha

AGRADECIMENTOS:

FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo
Núcleo de Informática - MAC USP
Divisão Técnico-Científica de Educação e Arte - MAC USP

PERCURSOS VISUAIS
NO ACERVO DO MAC:
UMA FENOMENOLOGIA DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
COORDENAÇÃO:
Carmen Sylvia Guimarães Aranha saranha@usp.br
Assistente de Pesquisa /
Bolsista IC FAPESP:
Apoio:
FAPESP / Pró-Reitoria de Pesquisa-USP
Site criado e elaborado:

1º Fase ():

2º Fase (2004):

Barbara Vasconcellos bpaiva@usp.br
Roseli Guimarães de França rosegui@usp.br

Fernando Pereira Lima